Qual a lição aprendido com a copa do mundo?

37054937_218850258650084_3408746913829224448_n

 

 

Na nossa vida nos somos definidos pelas nossas escolhas, e pelas decisões que faremos.

Não podemos reclamar ou chorar se as nossas escolhas não dão certo, mesmo você fala que não é a sua culpa, e outro alguém fez isso ou deixou de fazer aquilo, então você quem escolheu a não fazer por conta própria!

A copa acabou, graças a D’us, eu não curto muito isso tudo não, mas como tudo na vida eu procuro aprender alguma lição, mesmo das coisas negativas e erradas, que caso não tiro uma lição serão ruins de verdade.

No jogo de futebol todos sabem, a base e o campo, jogadores de 2 times, uma bola, 2 gols, juiz ou ate alguns, hoje em dia até eletrônico tem. E o essencial e a maioria, são a torcida!

Você tem a escolha! Aonde você quer estar? No campo jogando? Na torcida na bancada?
o que tal juiz que fica julgando tudo?
A maioria de nos vão escolher ser na torcida, sim a verdade e isso, a maioria de nos fica na bancada vendo outros jogando o jogo, as vezes são a favor as vezes são contra, gritam alto, felizes ou atormentados, mas nunca jogando! Nunca terão mérito de ganhar o jogo, ou o campeonato ou a taça tão esperada.
Porque a maioria escolheria estar na bancada e não jogar o jogo!? Realmente é uma excelente pergunta!
A verdade e que por falta de tentar?! Falta de fé em si mesmo? Falta de esforçar!? Ou talvez por falta de vontade?! Pode ser todas elas, mas nunca por falta de oportunidade! Mas sim por escolha!
Agora você tem, pode decidir ser o juiz, ficar no campo. Mas o único que está no campo que não está jogando, mas sim fica julgando todos, e tudo, o único que no final do jogo ninguém vai lembrar o nome dele, e ninguém vai dar a mínima, e pior… Ambos os lados ficarão xingando-o e ate a mãe dele também. Será que vale a pena!? Já estar no campo do jogo, mas só ficar criticando? Reclamando? E ainda pensar que tem alguma força a influenciar aqueles que jogam? Ou mais ainda pensar que tem controle no resultado final do jogo?

E nos temos os jogadores, o time, ambos os lados vão lutar e brigar para ganhar o jogo, farão o que precisar. E elas vão ser lembrados, eles vão ser os merecedores da gloria quando serão campeões e os “linchados” quando serão fracassados.
vamos focar mais nessa categoria, já que todos estão de acordo que é o principal, ninguém vai assistir o jogo por causa do juiz ne!? Nem pela torcida também. Mas sim pelos jogadores e a esperança que vão vencer.
A primeira coisa, é o Time! São 11 jogadores em cada time, que seja o melhor crack e o melhor jogador do mundo, se o time não acompanha, ou ele não consegue liderar o time para vencer.
Se não sabe jogar em time, não sabe seu lugar no time a esperança para vitória se trocará pela amargura do fracasso.
Depois de você ser uma boa parte do time não basta você ficar parado no campo e esperar o jogo acontecer em sua volta. Deve jogar, e deve fazer seu melhor! Não importa aonde você está colocado no campo, em qual posição, mas sim o desempenho que você vai colocar no jogo, será que ter o orgulho levantar a Taça sabendo que tu fez o máximo e mereceu!?
Sim, jogar e também a parte principal da nossa lição, e por tanto aquele que joga, por bem ou por mal será aquele que vai levar mais críticas, mas de quem vão criticar!? Justamente aquele que faz, não é verdade!? Lembre, sempre vai ter metade da bancada contra você!! Faz parte do jogo, mas que tal focar na metade da bancada que torce para você!?
que tal, melhor ainda ignorar a torcida e fazer o que você sabe fazer e aquele que você se preparou por tanto tempo!?  E quando levantara a taça do campeão … todas as críticas serão apenas eco no caminho, que nem alcançou aquele que fez, e continua fazendo!
E lembre-se, no final aonde você vai estar no campo da vida depende da sua escolha!
D’us criou o campo e definiu o tempo do jogo, ele deixou tudo pronto para você fazer o seu melhor!
Agora não adiante você escolher está na torcida e fazer seu melhor… Dói, mas a verdade e isso. Quando acabar o jogo a torcida nem ganha nem perde, independente do resultado.
mas mesmo jogando dando seu melhor e o máximo, perdendo você ainda sabe que fez o máximo, e perder faz parte do jogo, o mais importante e o que todo jogador que quer ser o melhor faz depois do jogo, ganhando ou perdendo, voltando a treinar, e treinar mais para o próximo, jogo.
A sua vida e isso, o campo está pronto, e o tempo já esta definido! Aonde você vai estar!? Na torcida na bancada somente vendo outros jogando? O juiz, julgando todos, mas nunca joga?
ou jogador? E qual posição? Fara o melhor? Seu máximo?
A escolha é sua!

R. Dor Leon Attar – Presidente Fundador da AJA – Judaísmo em ação

3 comentários em “Qual a lição aprendido com a copa do mundo?

  1. Dor, o futebol brasileiro perdeu sua beleza, antigamente os jogadores jogavam porque gostavam do club e ganhavam muito pouco, hoje os jogadores são mercenários jogam por amor ao dinheiro e nada mais, estão seguindo o mesmo caminho dos pastores protestantes comercializando o seu produto.

    Curtir

  2. Shalom belo tema muitas pessoas hoje se apegam as coisas vá para se distrair ou para satisfazer algo dentro de si como o.futebol .
    Se apegam debatem os assuntos criticam jogadas etc mas sabendo que tudo isso não levar a ela a lugar algum mas apenas uma distração .
    Se o ser humano começar a buscar o criador em sua vida ele vai. Perceber que tudo.isso são apenas vaidades .
    Quando buscar o Eterno de todo o coração ele vai perceber que ao redor dele tem um outro tipo de jogo que é o da vida e o tempo é seu maior desafio pois afinal vencer a vida é suas dificuldades nos torna vencedores pois o Eterno nos disse na torah seja forte e corajoso pois herdará a coroa da vitória ou seja nos já somos campeões pois temos o.melhor treinador de nossas vidas o Eterno Deus de Israel ao nosso lado.
    Shalom lekulam.

    Curtir

  3. Excelente comparação. A vida como o jogo de futebol não é simplesmente um jogo de azar em que a sorte (o acaso) decide. Como no futebol temos a técnica, a preparação física, o foco e a garra como decisivos para o resultado. Se aplicarmos esses fatores as nossas escolhas teremos bons resultados.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s