Por que o ” Yom Kipur”?

   

Bible-and-shofar

O povo judeu está as vésperas do dia e, talvez, o dia mais importante do ano, que por uma falha de tradução, é chamado de “o dia do perdão”, mas que na verdade o correto é dizer “o dia da expiação”, e você deve estar se perguntando: “e então qual é a diferença”…!!!??? Já vou explicar….!!!

Mas, o que é tão importante nesse dia…??? O dia “dez” de “Tishrei”, que é o sétimo mês no calendário judaico…???

Nesse dia há 3330 anos, o povo judeu, depois de fazer o bezerro de ouro no dia 17 de Tamuz e, Moisés implorar à Hashem, para perdoar o povo, nesse mesmo dia Hashem aceitou e perdoou, alem disso Ele deu novas tábuas da lei para Moisés.

Mas algo não está claro, eu escrevi antes que, esse dia não é “o dia do perdão” e, sim “o dia da expiação”, sendo que a partir desse dia, ficou decretado para todas as gerações como dia de “Yom Kipur – (expiação)”, onde ao longo do tempo o povo judeu em Israel e no exílio levou esta data muito a sério, onde nossas transgressões, alem de serem perdoadas, são limpas…!!!

Agora, pense comigo…!!!, se nesse dia Hashem perdoou o pecado do bezerro de ouro, então porque todos os anos pedimos perdão…???!!!

A verdade é que, nesse dia passamos por uma lavagem espiritual, ocasião essa conforme nos ensina o profeta:

 

“Vinde e ponderei junto Comigo – diz o Eterno – Ainda que vossos pecados sejam rubros como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve. Ainda que sejam como o carmesim, tornar-se-ão alvos como a lã”.

  (Isaías 1:18)

 

Como já falei em muitos vídeos na internet, Hashem é Pai Criador e não quer nos castigar mas sim nos educar para que possamos evoluir, portanto Ele não se surpreende quando erramos, mas, Ele espera que nos voltemos para Ele e, pedir perdão é o início do processo de arrependimento e “Teshuva”.

Hashem com Sua infinita misericórdia, nos perdoa mas, Ele também fala: “meu filho querido, te perdoei…”, agora Me diga…!!! Quem vai limpar a “bagunça que você fez…!!!???

Bem…!!! temos que saber diferenciar e, separar “perdão” de “conserto”, exemplo: “se derrabei uma jarra de água no chão, sem querer ou de propósito, isso pouco importa , vi meu erro e pedi perdão”, certo é que, o perdão por si só não vai limpar a “bagunça” da jarra quebrada e o chão molhado… não é verdade…??!!!

Limpar a “bagunça”, é o mesmo que corrigir as falhas e isso é o conserto, por tanto existe algo que nossa alma também precisa consertar, limpar a “bagunça” que fizemos, fato é que querendo ou não, se intencionalmente ou não, quando transgredimos a Lei Divina, a impureza cola em nós e, para limpar essa impureza do espírito, precisamos de uma ajuda espiritual ou uma força divina para fazer isso…!!!

Aqui entra o “Yom Kipur” – “o dia da Expiação” ou na tradução mais simples, “o dia da Purificação” e da limpeza espiritual.

Nesse dia, alem do perdão, temos a chance de consertar os erros que cometemos, quero frisar algo muito importante, que é o seguinte: “se você cometeu um erro contra algum outro ser humano, você deve pedir perdão a ELE ou ELA e, tentar consertar o erro que foi feito”. Não tem como você pedir para Hashem te perdoar, sendo que você errou contra o outro…!!! Mas, as transgressões contra Hashem, são aquelas que deixam as marcas da “impureza” em nós.

Portanto temos que nos “limpar” e nos “purificar” e, o mais importante é consertar nossos erros, para não os repetir no ano que está entrando.

Agora…!!! um ponto importante a ser esclarecido, diz respeito a festa de “Pessach” a páscoa judaica, temos uma cerimônia totalmente diferente, onde o principal evento é a “oferenda de Pessach”, quando sacrificamos um cordeiro macho de um ano, isso em lembrança da destruição a idolatria dos “egípcios” que era cordeiro…!!!

A festa de “Pessach” não tem nada a ver com: “perdão” ou “expiação”, tão pouco com “limpeza espiritual” mas, sim com “vitória espiritual” e “libertação” dos limites físicos.

Um detalhe importante escrito na “Torá”, temos uma oferenda de pecado/transgressão, que na verdade é uma ovelha ou cabrita, tendo que ser fêmeas…!!! e nunca machos…!!! que são queimadas no altar e não podem ter nenhum defeito físico…!!!

“E a sua expiação trará ao Senhor, pelo seu pecado que cometeu: uma fêmea de gado miúdo, uma cordeira, ou uma cabrinha pelo pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação do seu pecado”.
(Levítico 5:6)

“Sacrifício” em hebraico vem da palavra “aproximação” e, não quer dizer matar ou sacrificar, no sentido de perder algo para alguém mas, como disse anteriormente, quando cometemos transgressões contra Hashem, nos afastamos Dele e, assim a “impureza” cola no transgressor, após o pedido de perdão e a limpeza espiritual, ainda se faz necessário outra coisa, a “reaproximação” para Hashem. Isso é a função dos “sacrifícios” de pecados para “Expiação”, consertar a distância que ocorre de nós para com Hashem, movido por nossas transgressões.

Por fim, reflita e pondere, que sentido faz a alegação com referência ao “dogma cristã”, onde se diz que Jesus morreu crucificado em “Pessach” para a “Expiação” dos pecados, em relação ao cordeiro de “Pessach”….???

Pense nisso…!!! Sendo que a lei determina que é necessário para o sacrifício uma “fêmea”, de cabrita ou cordeira….!!! E ai meus leitores, eu pergunto…!!! Com todo respeito possível, o Jesus é o que mesmo…???!!! Seria no caso em questão o primeiro “Transgenero” ou “Trans-espécie”….???!!! Ainda, por que…???, o dogma “cristã” afirma que ele Jesus, morreu para “perdoa e ou expiar” os pecados, como poderia ele não saber a diferença entre um e outro, sendo que ele mesmo era judeu, e mais….por que…??? não em “Yom Kipur”, que a lei determina como a data judaica para isso…???!!!

O que existe no cordeiro de “Pessach”, para que eles queiram entender, que se trata de uma “oferenda de Expiação”…!!!

Onde isso está escrito na lei judaica…??? E ai eu pergunto mais uma vez, Jesus era judeu…??? Os seguidores de Jesus eram judeus…??? Jesus e seus seguidores seguiam a lei judaica…???

Mas o mais engraçado é existir um grande número de comunidades evangélicas, onde “fazem de conta”, que comemoram essa data judaica.

Uns para arrecadar, ganhar e faturar altas somas de dinheiro as custas de seus seguidores e, outros, por falta de conhecimento e puro raciocínio mesmo, com o dia do “perdão” e da “expiação”, mas eles mesmo não se atentam, não se ligam e nem se “tocam” que, o mero fato de comemorarem esse dia, eles mesmos afirmam que, o Jesus que seguem, morreu em vão e, que eles precisam de uma data judaica ou seja, “daqueles que supostamente são os culpados na morte de Jesus”, para ter o “perdão” e a “expiação” dos pecados…!!!

Com tudo isso posto eu pergunto: será que eles não pensam…??? não leem…??? não estudam…???

Aproveito e faço uma recomendação, ou melhor, dou uma dica: que tal questionar…??? que tal estudar…??? ao invés de tentar imitar sem ter a menor noção do que se trata, misturando uma coisa com outra, onde tudo fica sem sentido e sem nexo….para que fazer isso…!!!???

Para finalizar, quero deixar claro que este texto, não é contra ninguém, seja organização ou pessoa, mas sim busca esclarecer as possíveis contradições, deturpações ou equívocos, produzidos por alguém, seja uma organização ou pessoa, por falta de conhecimento referente a cultura, costumes e práticas do judaísmo, mesmo porque judaísmo de verdade só se aprende com judeu….!!!

Caso tenha se ofendido por algo que leu, peço a sua compreensão e seu perdão, pois meu objetivo é “FAZER VOCÊ PENSAR”…..!!!!

 

Ao encerrar aproveito para desejar a todos…!!!

 

“Shana tova umetuka…!!!”,um ano bom e doce….!!!!!

2 comentários em “Por que o ” Yom Kipur”?

  1. Compreendo graças ao Eterno tudo o que você diz sobre “Jesus ter expiado nossos pecados”. A maneira que você coloca é clara e se vê que é somente um esclarecimento. Obrigada por me ensinar

    Curtir

  2. Shalom O Eterno nos deu o yom kipur
    Para estarmos sempre purificados perante a presença dele e para as nossas vidas para levarmos uma vida cheia de saúde com a certeza que Adonay sempre se preocupa com o nosso bem estar .
    Você colocou muito bem DOR Leon
    O significado de nossas tradições e ordenança que Adonay nos deu para que cumpramos com. Amor e carinho .
    Shalom.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s