Como Resolver meus problemas?

Woody-Allen

A torah nos ensina que quando chegamos a este mundo, o Eterno nos deu a oportunidade de escolha, de escolher entre bem e o mal, tal como está escrito em deuteronômio: “Vês aqui hoje te têm proposto a vida e o bem, a morte e o mal;” (Deuteronômio 30:15).
“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência;” (Deuteronômio 30:19).

Isso levanta a questão importante, se já demos o exemplo do Eterno, daremos o exemplo da criação, a famosa historia que todos conhecem do famoso primeiro trio, Adão, Eva e o Serpente. Não vou entrar no detalhe que todos conhecem, mas sim o que é realmente importante, entender que não há punição ou sofrimento, mas sim havia a escolha! O resultado foi o meio que o ser humano tem para se aproximar ou voltar ao Eterno, não é punição, mas o caminho de volta pra casa, pra nossa origem, nosso princípio.

Adão recebeu a “punição” de trabalhar a terra para ter sustento ou em outras palavras, terá que trabalhar para ter sustento: Do suor de teu rosto comerás o pão, até que te tornes terra; porque dela foste tomado; por tanto és pó e ao pó tornarás. 
(Gênesis 3:19)
A Eva, terás filhos com dor, e dependerás do marido, emocionalmente. Como estava falando à mulher, disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e da tua concepção; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
(Gênesis 3:16).
E o serpente, vai andar na barriga e comera o pó da terra! Será que isso é punição. Então o Senhor disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. (Gênesis 3:14)

Alguma coisa não está em ordem! Será que o serpente que causou todo esse tumulto, terá o melhor fim de todos? Por qual motivo? Por onde quer que ele vá, na barriga, no chão, na terra, ele vai comer o pó, se e gostoso ou não, é questão de gosto, mas nunca lhe faltará comida, nunca vai passar fome, independente de onde ande terá como viver e o homem, a criação das próprias mãos do Eterno! Eva, a mulher da criação que completa o homem! Por que os dois seres tão elevados que ao cometerem um erro, deveriam sofrer mais do que aquele que os conduziu?

Ao analisarmos essas perguntas entenderemos como lidar com todas as dificuldades da vida, para compreender o que aconteceu nessa historia, não muito bem contada ao longo dos tempos. Primeiramente temos de entender alguns conceitos judaicos, como por exemplo, o “pecado”, é um termo que não existe em hebraico, o termo correto de tradução é a palavra “chet/ret (חטא), que seria errar o alvo”.

Quando você mira no o alvo e tenta acertar, mas errar isso se chama “chet/ret (חטא)”, sendo um erro, nós temos dois pontos importantes a observar:

Primeiramente as consequências dos nossos erros em sequência o meio pra concertá-los. Toda ação, seja ela positiva ou negativa possui uma força contrária, na física este fenômeno é chamado de ação e reação, no oriente é chamado de karma ou roda da vida, no mundo ocidental por motivo de mal entendido, é chamado pecado ou punição.

Quando entendermos a necessidade de tomar a responsabilidade dos nossos atos e ações, que por bem ou por mal, devemos lidar com o que vem até nós.

Infelizmente ficamos correndo e negando as consequências dessas ações, se não as resolvermos, irão parecer cada vez maiores piorarão com o tempo e ficamos correndo cada vez mais rápido e a vida nunca se resolve.

REVELAÇÃO: SE VOCÊ NÃO FAZ ALGUMA COISA A FAVOR DA SOLUCÃO? NINGUÉM RESOLVERÁ A SUA VIDA! NINGUÉM IRÁ APARECER SALVANDO VOCÊ DE TODAS AS SUAS DIFICULDADES!

Ao analisarmos bem, todas as dificuldades que encontramos na vida são a mesma, o mesmo problema, só que em formas diferentes, como já tenho falado anteriormente, todo cachorro vai correr atrás de você, somente se você fugir dele, e mesmo sendo ele um poodle, mas se você parar, avaliar a situação, tomar uma atitude e enfrentar o cachorro. Ele se assusta e começa a fugir, nunca mais vai correr atrás de você.

Sei disso por experiência, certa vez quando era recém-chegado à cidade de São Paulo, eu andava de ônibus e voltava à noite por uma rua principal, mas por causa do horário estava sempre bem vazia, e toda noite tinha um mendigo que estava deitado na calçada, ele tinha dois cachorros, ao que me parecia o protegiam, cada vez que passava por lá, mesmo do outro lado da rua, os cachorros corriam atrás de mim, eu simplesmente andava mais rápido até me afastar deles, algumas vezes tinha que correr rápido para me distanciar o mais rápido possível.
Até que um dia, lembro bem que era um vira lata cinza e o outro deu pra perceber que era branco quase me pegou.   O tempo foi passando até que uma noite, eu decidi que não aguentava mais, eu me preparei, passei pelo mesmo lugar, ainda longe, vinha dizendo a mim mesmo: Eu vou estar preparado!

Quando ouvi os cachorros começando a latir, saindo em minha direção, parei, virei e com coração batendo fortíssimo, comecei correr na direção deles, gritando: – HAAAAAAAAAAA, o cachorro branco, esse vira lata, que quase havia me pegado outra vez, ficou tão confuso, que não sabia se ficava parado ou corria, mas rapidamente entendeu de imediato começou a correr e a fugir.

Na noite que se seguiu, os cachorros não fizeram barulho, nem sequer um único ruído pequeno de latir.

Assim são nossos problemas e dificuldades, nós por medo, insegurança, incerteza, estamos fugindo de um poodle, um cachorro de um tamanho pequeno.

Quando pararmos, olharmos a situação, pensarmos com calma e racionalmente, o cachorro fica confuso os grandes problemas viram pequenas dificuldades, sendo assim as dificuldades não são algo impossível, mas algo que sim são possíveis de resolver.

Como respirar fundo, sendo que cada problema ou dificuldade tem solução?

Exatamente como aconteceu no do jardim do Éden, o Eterno em primeiro lugar não puniu Adão e Eva, mas sim puniu o serpente que agora vou explicar o ponto pra resolver todas nossas dificuldades na vida.

Para Adão o Eterno disse que teria de trabalhar pelo seu sustento, teria que se esforçar para consegui-lo, construir uma vida. Para Eva ele falou que teria de ter filhos com mais dor do que e o planejado, seria dependente do homem e educaria os filhos a lidar o com o serpente (má inclinação).

Aí vemos punição? Parece que sim! Mas a verdade é outra, quando nós enfrentamos as dificuldades na vida, no momento difícil no momento da caída, da escuridão, nesses momentos da vida, (pra começar), lá nos lembramos, aproximamos, voltamos de para o Eterno.

Adão, a alma completa de todas as almas da humanidade, o erro em nós, que somos partes dessa alma completa, temos os meios para concertar tudo isso!          Sim, enfrentar esse mundo, trabalhar, plantar, colher, planejar e executar, suar, sangrar se preciso, enquanto tudo isso ocorre também lutar contra a nossa má inclinação e nos lembrar de onde viemos e pra onde nos vamos voltar.

Mas e o serpente? Foi remunerado? Ele recebeu a “benção” de comer o pó da terra?

 Os sábios explicam dessa forma, o serpente andando em cima da barriga não pode e nem tem como levantar a cabeça, ele sim realmente come pó, pode ser até que goste, mas nunca terá problema de fome, para onde quer que vá ele terá comida, por onde for no mundo não lhe faltará alimento, qual é a sua a punição verdadeira?

EIS A RESPOSTA, NUNCA VAI PRECISAR PEDIR NADA AO ETERNO!

O eterno falou para o serpente, comerás o pó, de tudo e aonde você for terá sustento e para sempre não me peça mais nada!

Existe algo pior do que isso?.

R. Dor Leon Attar

7 comentários em “Como Resolver meus problemas?

  1. Aja é uma instituição para levar um judaísmo sincero para que todos aqueles que buscam a verdade da torah como nos ordenou nossos ancestrais .aja também é uma instituição judaica voltada para cada um que queira abraçar o judaísmo com amor e carinho .
    Pois aja cumpre os mandamentos da torah que é levar a verdade para os confins da terra . Judaísmo se aprende com judeus .
    As. Robson hufer

    Curtir

  2. Gostei muito,quanto a história dos cachorros,já tinha ouvido você contar.
    Mais um aprendizado,obrigado!

    Curtir

  3. Graças ao Dor Atar eu e minha família temos uma visão muito mais clara sobre o Judaismo . Não tem como negar os fatos , a verdade está com os Judeus , e quem quer seguir o Eterno com certeza se beneficiará desse presente que é a Tora o Tanasch . Obrigada amigo Dor por ter coragem em mostrar a verdade nua e crua . Sou imensamente grata e aliviada de ter saído dessa mentirada toda dos sistemas religiosos !

    Curtir

  4. A história de Adão, Eva e a Serpente mostra pontos de vista que temos da vida. Seja ela no plano material ou espiritual. Conforme seja seu ponto de vista dos problemas eles serão resolvidos, ou quem sabe, nem existirão.
    Admiro muito o ponto de vista do judaísmo sobre tudo. Muito sábias as soluções apontadas pela Torah.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s